• Imagem sobre ciências farmacêuticas e logo do PPGCFARM

Disciplinas e Ementas

Disciplina/código: Seminários Especiais/FAR001

Créditos/Carga horária: 2/30h

Ementa: A disciplina Seminários Especiais tem a finalidade de estimular os pós-graduandos para a discussão de temas relevantes nas diferentes áreas do conhecimento do Programa. Objetiva-se também um maior intercâmbio entre profissionais da área.

 

Disciplina/código: Estágio em docência/FAR003

Créditos/Carga horária: 02/30h

Ementa: Participação dos discentes do programa em aulas práticas e/ou teóricas em disciplinas de graduação do curso de Farmácia, sob a supervisão de um docente.


Disciplina/código: Fitoquímica/FAR004

Créditos/Carga horária: 04/60h

Ementa: Aspectos básicos e aplicados da pesquisa fitoquímica; etapas de processamento do material vegetal; técnicas de separação e identificação dos metabólitos secundários.


Disciplina/código: Metodologia da Pesquisa Científica/FARFAR005

Créditos/Carga horária: 3/45h

Ementa: Origem do conhecimento científico. Fontes de informação e levantamento bibliográfico. Pesquisas qualitativas e quantitativas: suas características e aplicações. Elaboração e Desenvolvimento de Projetos de pesquisa. Ética e Pesquisa. Critérios e normas técnicas para redação, apresentação e divulgação da pesquisa.


Disciplina: Alimentos de interesse farmacêutico/FAR006

Créditos/Carga horária: 04/60h

Ementa: Pesquisa e desenvolvimento de alimentos funcionais e nutracêuticos. Pesquisa e desenvolvimento de alimentos ou bebidas de interesse farmacêutico. Alimentos ou bebidas produzidas por fermentação.


Disciplina/código: Enzimas de interesse industrial/FAR007

Créditos/Carga horária: 04/60h

Ementa: Conhecimentos básicos de enzimologia industrial. Obtenção, purificação, imobilização e conservação de enzimas industriais. Usos de enzimas de interesse farmacêutico.


Disciplina/código: Reatores Bioquímicos na Indústria Farmacêutica/FAR008

Créditos/Carga horária: 04/60h

Ementa: Estequiometria e Cinética dos Processos Microbianos. Geometria e Modos de Operação. Agitação e Aeração em Biorreatores (Mistura e Transferência de Massa). Transferência de Calor e Esterilização. Variação de Escala (Escala Laboratorial e Escala Industrial). Aplicações de Biorreatores na Indústria Farmacêutica.


Disciplina: Bioprocessos e Alimentos Fermentados/FAR009

Créditos/Carga horária: 04/60h

Ementa: Tecnologia das fermentações. Alimentos e bebidas obtidos por processos fermentativos tradicionais e alternativos. Análise dos procedimentos da produção de fármacos e alimentos. Processos relacionados a compostos bioativos e alimentos funcionais. Processos de biossíntese.


Disciplina/código: Ferramentas in silico para a descoberta de fármacos/FAR011

Créditos/Carga horária: 04/60h

Ementa: Visão geral sobre ferramentas computacionais que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de fármacos. Introdução a modelagem molecular, triagem virtual, triagem virtual inversa, acoplamento molecular, modelagem comparativa, QSAR, SAR, QM/MM, De novo e ADMET.


Disciplina/código: Cromatografia aplicada à Ciências Farmacêuticas/FAR012

Créditos/Carga horária: 04/60h

Ementa: Princípios básicos de Cromatografia. Introdução à Cromatografia Gasosa e Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. Cromatografia Gasosa e Cromatografia Líquida de Alta Eficiência aplicadas a Ciências Farmacêuticas. Introdução e conceitos de validação de Métodos Cromatográficos.


Disciplina/código: Produtos Naturais do semiárido nordestino/FAR013

Créditos/Carga Horária: 4/60h

Ementa: Estudo das principais classes de produtos naturais encontrados em plantas do semiárido nordestino, análise de dados de RMN dos constituintes químicos, atividades farmacológicas e potencial de aplicação na indústria farmacêutica, de alimentos e cosméticos.


Disciplina/código: Farmacologia de Produtos Naturais FAR014

Créditos/Carga Horária: 04/60h

Ementa: Estudo dos principais métodos de avaliação da atividade farmacológica de produtos naturais sobre o sistema nervoso central, analgesia e inflamação, músculo liso, diabetes e atividade antiulcerogênica.


Disciplina/código: Métodos físicos de análises de compostos orgânicos/FAR015

Créditos/Carga horária: 04/60h

Ementa: Estudo dos principais métodos espectrométricos de análise e determinação estrutural de compostos orgânicos tais como espectrometria na região do ultravioleta/visível, espectrometria na região do infravermelho, espectrometria de massa, espectrometria de ressonância magnética nuclear.


Disciplina/código: Ressonância magnética nuclear/FAR016

Créditos/Carga horária: 04/60h

Ementa: Princípios básicos de operações do espectrofotômetro e software do RMN. Obtenção de espectros de rotina e atribuição de sinais através de experiências de dupla ressonância. Estudo da técnica de transformada de Fourier. Técnicas avançadas de RMN.


Disciplina/código:Seminários em Ciências Farmacêuticas/FAR017

Créditos/Carga horária: 02/30h

Ementa: Apresentação de seminários especialista e de alunos através de temas relacionados às linhas de pesquisa do programa e às ciências farmacêuticas.


Disciplina/código: Toxicologia de Produtos Naturais Bioativos/FAR018

Créditos/Carga horária: 04/60h

Ementa: Fundamentos de Toxicologia. Abordagens de métodos de estudos toxicológicos pré-clínicos de produtos naturais. Modelos animais para testes de toxicidade. Legislação brasileira que regulamenta os testes toxicológicos.


Disciplina/código:Bioinformática estrutural/FAR019

Créditos/carga horária: 04/60h

Ementa: Estrutura de macromoléculas biológicas. Ferramentas de visualização e manipulação de macromoléculas. Similaridade de estruturas. Predição da estrutura 3D de proteínas. Métodos de validação e refinamento de modelos de estrutura de proteína. Mecânica molecular e dinâmica molecular. Análise de interações ligante-receptor.


Disciplina/código: Métodos Estatísticos de Interesse em Experimentação Científica/FAR022

Créditos/Carga horária: 04/60h

Ementa: Princípios e metodologia em estatística, com ênfase nas pressuposições das metodologias mais comumente empregadas, capacitando os alunos a efetuar análise crítica de dados resultantes de suas pesquisas experimentais e interpretar terminologias estatísticas comumente empregadas em artigos.


Disciplina/código: Tópicos Especiais em Ciências Farmacêuticas I/FAR026

Créditos/Carga horária: 3/45h

Ementa: Ministrar ao (s) discente (s) tópicos atuais e/ou avançados em Ciências Farmacêuticas, na linha de pesquisa em Produtos Naturais. Esta disciplina será ministrada por um professor pesquisador, doutor, permanente ou externo ao Programa em regime de curta duração de forma teórica e/ou prática


Disciplina/código: Tópicos Especiais em Ciências Farmacêuticas II/FAR027

Créditos/Carga horária: 3/45h

Ementa: Ministrar ao (s) discente (s) tópicos atuais e/ou avançados em Ciências Farmacêuticas, na linha de pesquisa em Produtos Naturais. Esta disciplina será ministrada por um professor pesquisador, doutor, permanente ou externo ao Programa em regime de curta duração de forma teórica e/ou prática

Recomendar esta página via e-mail: